Troca de meios-fios avariados avança no Plano Piloto, Lago Sul e Lago Norte

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), começa a recuperar os meios-fios avariados na cidade. O trabalho está sendo feito, inicialmente, nas ruas das asas Sul e Norte e dos lagos Sul e Norte. Em uma semana de trabalho, 150 peças (cada uma de 1 m) já foram substituídas por novas.

Os meios-fios quebrados, tombados ou com outro tipo de avaria são, em sua maioria, danificados por veículos em acidentes de trânsito, principalmente em faixas de retorno das vias, e durante a poda do gramado em canteiros centrais. A substituição é necessária para evitar novos incidentes, além de manter as funções do meio-fio – delimitar a via do canteiro e das calçadas e guiar a água das chuvas até as bocas de lobo.

O trabalho

Duas equipes estão divididas nesse trabalho inicial. Além de um engenheiro e um técnico da Novacap, há dois pedreiros e dez integrantes da Fundação de Amparo do Trabalhador Preso do Distrito Federal (Fundap) – instituição que, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), para a inclusão e reintegração social das pessoas presas e egressas do sistema prisional.

“Estamos atendendo a uma demanda do governo”, explica a técnica em edificações Walquiria Marra Rodrigues, da Novacap. “Quando se anda pela cidade, é possível perceber alguns meios-fios danificados que estão há muito tempo aguardando a substituição. É isso que estamos fazendo agora”.

As peças com avarias são encaminhadas à fábrica da Novacap e reaproveitadas na produção de novos meios-fios e blocos intervalados. A proposta é que o trabalho de troca se estenda posteriormente a outras regiões administrativas.

Fonte: Agência Brasília 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *