quinta-feira, fevereiro 12, 2026
Portal Brasil > Tecnologia > Remedy garante que Control Resonant não usa IA generativa, mas não descarta pro futuro

Remedy garante que Control Resonant não usa IA generativa, mas não descarta pro futuro

Control Resonant não está usando IA generativa em nenhuma parte de seu desenvolvimento, declarou o CEO interino da Remedy em um vídeo para investidores a respeito dos últimos ganhos do estúdio. A afirmação, no entanto, não é uma crítica à tecnologia, e o executivo diz que a empresa está aberta a possíveis usos no futuro.

Markus Mäki atualmente ocupa o cargo de CEO temporário da Remedy, enquanto a empresa se prepara para receber Jean-Charles Gaudechon como novo líder em março. Conversando com o CFO da companhia no vídeo, Mäki fala do uso de IA generativa:

Fonte: Remedy

“Antes de tudo, eu acredito muito no valor para jogadores, então fazer coisas que realmente acrescentam algo à experiência do gameplay, à experiência do jogador”, disse o executivo, em tradução livre. “Também acredito muito nas pessoas criativas em nosso time, e eles sabem as melhores maneiras de adicionar esse valor. Eu posso dizer, por exemplo, que Control Resonant não usa IA generativa em nada.”

O atual chefe da Remedy acrescenta que dentro da desenvolvedora há um “interesse variado em investigar essas ferramentas de IA”. Ele reitera que tudo depende da possibilidade de adicionar “valor aos jogadores”.

CEO interino comenta o Project Genie

O vídeo entra no assunto do Project Genie, da Google, que usa IA generativa para criar mundos interativos em tempo real. Sua revelação foi tão impactante que derrubou as ações de grandes produtoras de jogos, mas os representantes da Remedy acreditam que ainda é cedo para se preocupar.

Control Resonant é um novo RPG de ação em mundo aberto
Divulgação/Remedy Entertainment

“Ainda está muito distante conseguir construir um produto de entretenimento completo (com o Genie) que as pessoas estejam dispostas a pagar, tanto no sentido de custo, como no sentido da tecnologia”, declarou Mäki.

Leia mais:

  • Control Resonant chega no final do segundo trimestre de 2026, revela Remedy
  • Remedy revela diferenças entre jogos AAA e AA
  • Mais de 50% dos desenvolvedores consideram a IA generativa ruim para os games

O CEO interino, no entanto, acredita que dentro de 5 ou 10 anos a IA generativa estará sendo usada no lugar de “renderizar triângulos”. Ele afirma que “isso é algo que, quando o momento chegar, quando as plataformas estiverem lá, estaremos numa posição boa para fazer isso também.”

Via: PCGamesN

Fonte