domingo, abril 28, 2024
Portal Brasil > Distrito Federal > Após nova proposta do GDF, greve dos professores é encerrada

Após nova proposta do GDF, greve dos professores é encerrada

Paralisação durou 22 dias, e Secretaria de Educação fará, junto ao Sindicato da categoria, a recomposição do calendário do ano letivo de 2023

Em assembleia geral realizada na manhã desta quinta-feira (25), o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro) votou pela decisão da suspensão da greve. A medida foi tomada após negociação que contou com a participação das secretarias de Educação (SEE) e de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), com a coordenação da Casa Civil. A paralisação parcial da categoria durou 22 dias.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, esteve à frente das negociações e comemorou o fim da paralisação. “Ficamos muito felizes com o fim da greve e o retorno das aulas, pois o bom senso prevaleceu. Lugar de estudante é dentro da sala de aula”, destaca. “O Governo do Distrito Federal sempre esteve aberto às negociações com a categoria e continuará com essa mesa de negociação visando possíveis melhorias futuras.”

A decisão pelo fim da greve ocorreu após uma série de reuniões com representantes do GDF e do Sinpro, que cobraram cobravam reestruturação da carreira, correção da remuneração, melhores condições de trabalho e incorporação de gratificação aos salários.

Agora, com o encerramento da greve, a Secretaria de Educação se reúne com o Sinpro para tratar da recomposição do calendário do ano letivo de 2023. “Agora vamos tratar da reposição das aulas. Sentaremos com o sindicato para fazer a recomposição do calendário do ano letivo de 2023 para que nenhum estudante fique prejudicado pelos dias de paralisação”, ressalta Hélvia.

*Com informações da Secretaria de Educação