Além dos 8.200m² de calçamento, a Novacap executa obras de drenagem pluvial, estacionamento e paisagismo, em um investimento total de R$ 6,5 milhões
Brasília nasceu para ser a capital da cultura. Entre as grandes edificações como o Teatro Nacional e Museu de Arte (MAB), a cidade ainda ostenta a Concha Acústica – equipamento cênico, em pleno céu aberto, palco para as orquestras, na orla do Lago Paranoá. O GDF, por meio de convênio entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e a Novacap, está investindo R$ 6,5 milhões na construção de calçamento e lazer do espaço.
“Brasília é monumental! Toda intervenção em obras que a Novacap faz tem como maior compromisso e responsabilidade manter o padrão estético das obras da cidade. Construir esse calçadão é a expressão máxima do conceito ‘futurista’ de amplitude, que a nossa capital foi idealizada. Será um espaço de lazer, que liga uma expressão estática de cultura à outra completamente dinâmica, em que a própria pessoa compõe o cenário”, ressaltou o presidente da Novacap, Fernando Leite.
Entre os serviços estruturais estão a execução de drenagem pluvial com instalação de grelhas de ferro fundido; a construção de 8.100 m² de calçada em piso em concreto, o “Calçadão da Cultura”; implantação de pista de caminhada, que poderá ser compartilhada com ciclistas; paisagismo – 70.300 m² de grama e vasto ajardinamento com cerca de 8,3 mil mudas que serão plantadas ao longo da obra; mobiliário urbano, com instalação de 14 bancos individuais e 29 coletivos, e placas de sinalização com recurso de linguagem em Braille e piso tátil.
“A relação institucional entre a Concha Acústica e o MAB passará a ter uma ligação física, com esse calçadão que liga os dois espaços culturais”, afirma o gerente do MAB e da Concha Acústica, Marcelo Gonczarowska Jorge. “É uma demanda de muitos anos da comunidade local.”
*Com informações da Novacap