quinta-feira, novembro 27, 2025
Portal Brasil > Distrito Federal > CLDF aprova indicação de Nelson Antônio de Souza para presidência do BRB

CLDF aprova indicação de Nelson Antônio de Souza para presidência do BRB

Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

A Câmara Legislativa aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (25), a indicação de Nelson Antônio de Souza para o cargo de diretor-presidente do Banco de Brasília (BRB), com 16 votos a favor e seis contra. Ele havia sido sabatinado, pouco antes, pela Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF). A indicação foi encaminhada pelo governador Ibaneis Rocha.

Ao ser sabatinado pelos integrantes da CEOF, Nelson Antônio de Souza afirmou que pretende encarar “a missão com extrema responsabilidade, força de vontade e total serenidade”. O indicado nasceu em São Paulo e mora no DF desde 2003. Tem graduação em Letras e Psicologia e MBA em administração e marketing e em consultoria empresarial. Também conta com 45 anos de experiência no mercado financeiro, tendo já exercido diversas funções de gestão, como as presidências do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal, entre outras. Atualmente é vice-presidente de negócios da Elo, única bandeira de cartão de crédito nacional. Segundo ele, sua atuação “sempre priorizou o respeito e a valorização das pessoas”.

Durante quase três horas, Nelson Souza respondeu a perguntas dos integrantes da Comissão e garantiu que, ser for nomeado para a função, vai ser transparente sobre as ações do banco e prestará contas semestralmente aos deputados ou quando for necessário. Disse que sempre priorizou trabalhar junto com órgãos de controle e observando a legislação de controle e risco. O indicado prometeu voltar à Câmara logo que tomar conhecimento da situação do banco e das auditorias sobre as operações com o Banco Master para informar os deputados. “Se encontrar algo que precisa ser mudado ou revisto, com certeza será alterado”, disse.

Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

Questionado sobre possíveis interferências políticas na gestão do banco, Nelson Souza garantiu que vai agir sempre dentro da legalidade, “independentemente de pressão política”. “O banco é público e deve transparência de todos os seus atos”, acrescentou.

Ele também afirmou que vai separar a dimensão técnica da dimensão política. “Importante é separar uma coisa da outra”, completou.

Os deputados Fábio Felix (Psol), Gabriel Magno (PT), Chico Vigilante (PT), Dayse Amarílio (PSB) e Max Maciel (Psol), da oposição, também fizeram perguntas ao indicado e criticaram o “uso político e eleitoral do banco” e classificaram as denúncias envolvendo o Banco Master como um “escândalo sem precedentes no Banco de Brasília”.

Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

Participaram da reunião da CEOF os deputados Eduardo Pedrosa (União), Jorge Vianna (PSD), Joaquim Roriz Neto (PL), Jaqueline Silva (MDB) e Paula Belmonte (Cidadania).

Fonte: Agência CLDF