domingo, dezembro 22, 2024
Portal Brasil > Distrito Federal > Detran-DF amplia estrutura para atender transportes escolares e outros serviços

Detran-DF amplia estrutura para atender transportes escolares e outros serviços

Governador Ibaneis Rocha assinou decreto que cria um setor específico para cuidar da fiscalização e autorização de permissionários do transporte escolar, centros de formação de condutores, despachantes e clínicas

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai ganhar uma diretoria específica para cuidar da fiscalização e credenciamento de empresas de transporte escolar, centros de formação de condutores, despachantes e clínicas. O decreto que autoriza a alteração administrativa foi assinado pelo governador Ibaneis Rocha nesta segunda-feira (2).

A transformação da Coordenação de Gestão de Credenciamento de Entidades e Profissionais (Cocrep) em Diretoria de Credenciamento de Entidades e Profissionais (Dicrep) tem como objetivo tornar o atendimento mais ágil, eficiente e de maior qualidade.

Ibaneis Rocha: “A categoria de transportes escolares é muito importante para o DF. É um pessoal que conseguimos ajudar na época da pandemia de covid-19, quando implementamos um benefício para os autorizatários” | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A Dicrep será responsável pela fiscalização e credenciamento de entidades profissionais junto ao Detran, incluindo transportes escolares, centros de formação de condutores, despachantes e clínicas. A criação da Dicrep trará um reforço na equipe com a inclusão de novos cargos.

“Achei a ideia espetacular. A categoria de transportes escolares é muito importante para o DF. É um pessoal que conseguimos ajudar na época da pandemia de covid-19, quando implementamos um benefício para os autorizatários. E agora atendemos essa demanda dos profissionais por transportarem os estudantes com segurança”, disse o governador Ibaneis Rocha.

Com a reestruturação, o órgão também criará a Gerência de Credenciamento ao Transporte Escolar (Gerte), além de manter as gerências já existentes: a Gerência de Fiscalização Administrativa e Análise de Recursos e de Credenciados (Gerfad) e a Gerência de Credenciamento de Entidades e Profissionais (Gercre).

“Vai facilitar bastante para que a gente possa promover um atendimento com mais dignidade, um atendimento com mais robustez, principalmente para essas categorias, para os escolares que estão há muito tempo reivindicando essa situação”, Takane Kiyotsuka do Nascimento, diretor-geral do Detran-DF

“Vai facilitar bastante para que a gente possa promover um atendimento com mais dignidade, um atendimento com mais robustez, principalmente para essas categorias, para os escolares que estão há muito tempo reivindicando essa situação. Nós tínhamos lá uma deficiência muito grande de servidores e agora vai facilitar bastante esse atendimento”, pontuou o diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka do Nascimento.

Presidente do Sindicato de Transportes Escolares de Brasília (Sintresc-DF), Nazon Simões comemorou a criação da diretoria. “Era uma luta antiga. Hoje temos dificuldade com esse serviço, o pessoal vai lá e não tem aquele setor exclusivo para nos atender. Representamos em torno de 1.400 permissionários, são 2.500 veículos distribuídos entre as empresas, que transportam, em média, 30 alunos cada. Então, vai ser muito útil. O transporte escolar trabalha com o futuro do nosso país, que são as crianças”, destacou.

Reconhecimento profissional

Além das nomeações, o governo também implementou benefícios para os servidores, como a criação da Gratificação da Carreira Atividades de Trânsito (GCAT) e a Gratificação de Compensação Orgânica (GCO) para os profissionais da área de Policiamento e Fiscalização de Trânsito. Também houve a atualização do valor da complementação do auxílio-alimentação para servidores dessas e de outras carreiras.

Fonte: Agência Brasília