SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O prefeito de Pamplona, cidade no norte da Espanha, anunciou nesta segunda-feira (26) o cancelamento da festa de São Firmino pelo segundo ano consecutivo devido ao alto índice de contágio por coronavírus na região e à baixa taxa de vacinação.
O festival, que tradicionalmente ocorre em julho, é marcado pela corrida de touros nas ruas de Pamplona e por nove dias de foliões bebendo, cantando e dançando vestidos com roupas brancas e lenços vermelhos no pescoço.
“Para meu desespero, sou forçado a suspender oficialmente o festival de São Firmino em 2021”, disse o prefeito Enrique Maya. “É uma decisão dura, que afeta os sentimentos, e é um novo golpe para a economia de Pamplona.”
Em fevereiro, Maya se recusou a cancelar o festival depois que a presidente da região de Navarra, Maria Chivite, anunciou que não haveria festas neste ano. Agora, o prefeito diz que “saúde é prioridade” e, portanto, a decisão não surpreende.
O cancelamento do ano passado foi o primeiro em mais de quatro décadas e foi um grande golpe financeiro para os bares, restaurantes e hotéis de Pamplona. A última vez que a cidade não celebrou o festival por dois anos consecutivos foi durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).