Trabalhos estão na fase de terraplanagem; pista integra o viaduto do Itapoã/Paranoá, por onde trafegam, diariamente, quase 60 mil motoristas
A DF-250, no Itapoã, ganhará dois novos retornos para atender as pessoas que desejam ir à área conhecida como Itapoã I e ao condomínio Novo Horizonte. Pela região, próxima ao viaduto, trafegam, diariamente, quase 60 mil motoristas.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), o serviço topográfico começou no último dia 23. “Neste momento, estamos executando o aterro juntamente com a terraplenagem (subleito, leito e base) para, posteriormente, imprimirmos e colocarmos a capa asfáltica”, detalha o chefe do 1º Distrito Rodoviário do DER, Kênio Márcio Avelar.
O engenheiro ainda acrescenta que serão executadas faixas de aceleração e desaceleração nos retornos “para melhor fluidez do tráfego”. “Essa obra é de grande importância para melhorar o acesso aos condomínios do Itapoã e, com isso, reduzir também o conflito viário daquela região.”
O administrador regional do Itapoã, Dilson Bulhões, destaca que a melhor fluidez do trânsito resulta em qualidade de vida à população. “Os retornos vão contribuir para dar uma melhor mobilidade para os moradores, que andavam mais de 1,5 km, quase 2 km, para fazer um retorno para residência deles. Eles vão ter esse acesso mais rápido, então é um ganho de tempo. E, quanto menos tempo você fica no trânsito, mais você tem tempo para estar com a sua família”, enfatiza.
A opinião é a mesma do autônomo Iago da Silva, morador da região: “Vai ajudar bastante, porque as pessoas que querem fazer o retorno têm que ir lá embaixo, o outro retorno é muito distante. E, por conta disso, as pessoas acabam ficando estressadas. Porque a gente sabe que, hoje em dia, a gente quer mais facilidade de acesso. Então, vai ajudar bastante, as pessoas vão ter mais acesso, vão chegar em casa mais fácil, vão chegar até mais felizes”.
Obras
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) executou diversas obras no Itapoã para melhorar a vida dos 65 mil moradores da região. Próximo aos novos retornos, foi inaugurado, em abril deste ano, o viaduto Itapoã/Paranoá. Com investimento de R$ 95 milhões, ele é a maior obra do Complexo Viário Saída Leste.
Ainda na infraestrutura, foram pavimentados trechos da Avenida Brasil e da marginal da DF-001, além das quadras 378, 379, 202, 203 e 318 — que, junto à pavimentação, ganharam trabalhos de drenagem e construção de calçadas. O núcleo rural também foi atendido. O Córrego Bálsamo ganhou novas calçadas. No Capão da Erva, foi feita a fresagem da estrada e, mais recentemente, a construção de bolsões para evitar alagamentos e enxurradas.
Neste ano, a população ganhou, ainda, a nova rodoviária, que recebeu investimento de R$ 5,6 milhões e atende mais de 30 mil pessoas. Outro desejo antigo dos moradores caminha para virar realidade: a Feira Permanente, que contará com 248 boxes e oito quiosques.
Fonte: Agência Brasília