sábado, fevereiro 22, 2025
Portal Brasil > Distrito Federal > Distritais reivindicam reajuste para Polícia Penal do DF

Distritais reivindicam reajuste para Polícia Penal do DF

Corporação não foi incluída em proposta que GDF encaminhou ao governo federal

Na sessão ordinária desta quarta-feira (19), o pedido de reajuste das forças de segurança encaminhado pelo GDF ao governo federal voltou a repercutir em Plenário. Desta vez, parlamentares clamaram para que a Polícia Penal do Distrito Federal também seja contemplada na proposta de aumento, que se limitou às Polícias Civil e Militar, além o Corpo de Bombeiros.

O parlamentar Eduardo Pedrosa (União Brasil) foi o primeiro a mencionar a corporação e solicitou que a força não seja deixada para trás. O pronunciamento foi logo endossado pelo presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB), que atuou como policial civil. “A Polícia Penal cumpre um papel muito importante e sensível, e com certeza deveria ser valorizada”, reforçou.

No encerramento da sessão, o distrital Pastor Daniel de Castro (PP) declarou “apoio incondicional” aos policiais penais e reproduziu, no microfone da mesa de condução dos trabalhos do Plenário, um áudio encaminhado pelo presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal, Paulo Rogério da Silva. No registro, o líder sindical detalha a luta da categoria por melhores condições e equiparação com outras forças do DF.

O reajuste foi anunciado pelo governador Ibaneis Rocha, embora a iniciativa da matéria seja exclusiva do presidente da República, já que as forças de segurança do DF são custeadas pelo Fundo Constitucional do Distrito Federal. Previsto na Constituição Federal, o Fundo custeia a organização e a manutenção das Polícias Civil, Penal e Militar, bem como do Corpo de Bombeiros Militar do DF. Além disso, presta assistência financeira para execução de serviços públicos de saúde e educação. Por se tratar de recurso federal, a fiscalização cabe ao Tribunal de Contas da União.

Como ocorre com todas as sessões ordinárias, esta também foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital e pode ser vista no canal da CLDF no YouTube.

 

Fonte: Agência CLDF