domingo, dezembro 15, 2024
Portal Brasil > Distrito Federal > Distrito Federal já aplicou mais de 1,3 milhão de vacinas em 2023

Distrito Federal já aplicou mais de 1,3 milhão de vacinas em 2023

No Dia Nacional da Imunização, Secretaria de Saúde ressalta ações para ampliar cobertura vacinal

Celebrado em 9 de junho, o Dia Nacional da Imunização é uma data a ser comemorada no Distrito Federal. Somente em 2023, já foram mais de 1,3 milhão de doses aplicadas, envolvendo tanto as vacinas previstas no calendário de rotina quanto as campanhas contra a covid-19 e a influenza.

“Nessa corrente em busca de aumentarmos a nossa cobertura vacinal, estamos presentes em vários espaços do DF com nossas ações externas. Também temos feito uma busca ativa de toda a população. Não podemos permitir que nenhuma doença imunoprevenível volte a ocupar o nosso território”, Lucilene Florêncio, secretária de Saúde

Os números têm sido alcançados por uma soma de esforços: além das cerca de 100 salas de vacina em funcionamento nos dias úteis, a pasta tem investido nas ações externas, com atividades em espaços públicos como o Zoológico, supermercados, escolas, órgãos públicos, feiras, estações de metrô e outras áreas de grande concentração de pessoas. Outro destaque é o Carro da Vacina, que leva a proteção à casa das pessoas.

“Nessa corrente em busca de aumentarmos a nossa cobertura vacinal, estamos presentes em vários espaços do DF com nossas ações externas. Também temos feito uma busca ativa de toda a população. Não podemos permitir que nenhuma doença imunoprevenível volte a ocupar o nosso território”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. Somente no mês de maio, foram mais de 80 mil doses aplicadas nessas ações específicas. O destaque ficou para o dia 27, Dia D de Vacinação, quando foram aplicadas 55.513 doses.

A cada iniciativa, a estratégia tem mostrado sua validade. “Estava em uma reunião perto e já estava indo embora. Achei ótimo ter sido abordada para vacinar”, afirmou a advogada Jéssica Emídio Sousa, que aproveitou a tenda montada junto ao Palácio do Buriti, na quarta-feira (7), para garantir a imunização.

Jorge Azevedo, motorista do Jardim Zoológico de Brasília, também estava em uma agenda de trabalho e aderiu à oportunidade. “Meu pai faleceu de covid-19. A gente tem de tomar. Terá ação no Zoo também, mas decidi não esperar. Já me garanti”, declarou o funcionário.

Proteção Coletiva

Desde o primeiro dia de 2023 até 6 de junho, foram aplicadas pouco mais de 566 mil doses contra a covid-19. Atualmente, a campanha está aberta para todas as pessoas com pelo menos seis meses de idade. É a mesma faixa etária para a qual também está liberada a vacina contra a gripe (influenza). Neste caso, foram outras 572 mil doses aplicadas, muitas vezes na mesma ocasião, já que é possível tomar os dois imunizantes no mesmo dia.

Motorista do Jardim Zoológico, Jorge Azevedo, que perdeu o pai para a covid-19, aproveitou a oportunidade para se vacinar na tenda montada junto ao Palácio do Buriti, na última quarta-feira (7)

Outras 177 mil doses de vacinas contra outras doenças, como meningite, pólio, pneumonia, hepatite, entre outras, foram aplicadas. Neste caso, conforme o calendário de vacinação.

“Este é um número muito importante. A população tem aderido ao nosso chamado, comparecendo não só a essas ações, mas também às unidades básicas de saúde (UBSs). Quanto mais pessoas protegidas, menor a chance de doenças tão perigosas voltarem a rondar a nossa população, como o sarampo, a pólio e até mesmo a influenza e a covid-19”, apontou a gerente da Rede de Frio Central do DF, Tereza Luiza Pereira.

A dona de casa Marcela Paiva, 31, garantiu sua imunização e de toda família no último Dia D. Ela e as filhas, Sophia, 9, e Ana Luísa, 5, foram até o ponto temporário montado na Estação de Metrô Ceilândia Centro e tomaram as doses dos imunizantes contra covid-19 e influenza. “Esse tipo de ação é muito importante para a gente ter essa proteção contra as doenças e que, às vezes, na correria de todo dia, deixamos passar”, disse Marcela.

O trabalho logístico garante o recebimento das doses enviadas pelo Ministério da Saúde e a distribuição para as salas de vacina em todas as regiões do Distrito Federal. A lista dos locais de vacinação é atualizada diariamente no site da Secretaria de Saúde, inclusive com os locais e horários de atendimento nos fins de semana.

‌A infectologista pediátrica Marcela Costa, da SES, também destaca a segurança das aplicações. “Todas as vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações são seguras, possuem autorização de uso pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e passam por um rígido processo de avaliação de qualidade antes de chegar ao usuário”, garante.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF