Além da premiação do projeto Estudantes de Atitude em primeiro lugar na categoria Educação, governador Ronaldo Caiado foi eleito presidente do Consórcio Brasil Central (BrC)
Em dois momentos distintos, Goiás foi destaque na programação do Fórum de Governadores realizado na última terça-feira (23/11), em Brasília. Na parte da manhã, o Estado esteve representado pela secretária de Educação, Fátima Gavioli, e pelo secretário de Infraestrutura, Pedro Salles, que participaram da cerimônia de premiação do projeto Estudantes de Atitude.
A iniciativa desenvolvida por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE) conquistou o primeiro lugar na segunda edição do prêmio Boas Práticas (categoria Educação), garantindo uma premiação de R$ 20 mil.
O projeto foi lançado em 2019 e na edição do ano passado mobilizou mais de 40 mil estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, contabilizando a participação de 776 escolas estaduais de 219 municípios.
Ação inovadora
O Estudantes de Atitude foi criado com o objetivo principal de promover a cidadania e incentivar a participação social e o protagonismo entre os estudantes, envolvendo-os na discussão de temas como transparência e controle social, voluntariado e prevenção à corrupção.
A solenidade de premiação contou também com as presenças de Diego de Ramalho Freitas e Calebe Melo Cerqueira, representando a CGE; e de Joaquim Trindade e Iracema Trindade, coordenadores do projeto na Seduc Goiás.
A secretária Fátima Gavioli destacou a importância da premiação para o Estado. Segundo ela, a premiação representa o reconhecimento do trabalho sério e comprometido do Governo de Goiás na área da educação. “Essa é apenas uma das muitas ações inovadoras que tem à frente o governador Ronaldo Caiado”, frisou.
Caiado presidente
Outro destaque da programação do encontro foi a eleição de Ronaldo Caiado como novo presidente do Consórcio Brasil Central (BrC). Ele substitui o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes.
Criado em 2015, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central tem como missão promover o desenvolvimento sustentável e integrado do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.
Ainda no evento, o governador de Goiás assinou o termo de adesão ao programa Brasil Sem Fome, com a participação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome no Brasil.
Texto: Maria José Rodrigues / Fotos: Solimar de Oliveira