Usuários do sistema de transporte público que preferem não utilizar cartão podem adquirir o bilhete avulso, implantado no dia 15 de agosto
Nesta quinta-feira (12), mais 111 linhas de ônibus deixam de receber dinheiro em espécie. São 29 linhas da Piracicabana, 17 da Pioneira, 24 da Urbi, 16 da Marechal, 23 da BsBus e duas linhas da TCB. Com a medida, serão 262 linhas operando exclusivamente por meio digital.
O sistema de pagamento de passagens por meio eletrônico está sendo implantado de forma gradual. Em 1º de julho, foram inseridas as primeiras 52 linhas; em 15 de agosto, outras 99 integraram o sistema. Com mais 111 linhas integradas nesta quinta-feira (12), o total chega a 28% das linhas – atualmente, 933 linhas de ônibus atendem à população do DF. Nesse período, as emissões do Cartão Mobilidade cresceram 8,6%, com 588 mil unidades contabilizadas até o dia 9 de setembro.
De acordo com o titular da Secretaria de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a escolha das linhas para integrar o sistema de pagamento digital é feita a partir de uma análise criteriosa. “Estamos monitorando o sistema e analisando o comportamento do usuário. À medida que mais linhas vão apresentando redução de pagamento em espécie, nós vamos inserindo no sistema 100% eletrônico, e essas linhas vão deixando de receber dinheiro para pagamento das passagens. A meta é que, até o final do ano, todos os ônibus do transporte público coletivo do DF estejam operando somente com pagamento digital”, explicou.
Os usuários do sistema de transporte público que preferem não utilizar cartão e precisam viajar em linhas que não aceitam dinheiro em espécie podem adquirir o bilhete avulso (QR Code), implantado no dia 15 de agosto. Nos primeiros 20 dias, foram comercializados 1.190 bilhetes impressos.
Os bilhetes avulsos podem ser adquiridos nos pontos de recarga do Cartão Mobilidade, localizados na Rodoviária do Plano Piloto, nas estações do BRT e nas rodoviárias de Brazlândia, Gama, Park Way, Planaltina, Santa Maria, Sobradinho e Taguatinga. As unidades do Na Hora de Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo e Taguatinga também possuem pontos de comercialização do bilhete avulso e de recarga do cartão.
Além dos locais citados, há 59 conveniências do BRB, três correspondentes bancários e 46 equipes de atendimento volante em diversos terminais e pontos de maior circulação de passageiros. Os endereços estão disponíveis neste link.
*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade