segunda-feira, outubro 20, 2025
Portal Brasil > Tecnologia > Microsoft vai fabricar seus processadores Maia 2 no processo 18A da Intel [RUMOR]

Microsoft vai fabricar seus processadores Maia 2 no processo 18A da Intel [RUMOR]

 

Informações não oficiais apontam para o que pode se provar o contrato mais importante nos últimos anos para a divisão de fabricação de chips da Intel. O pessoal do SemiAccurate reporta que a empresa vai fabricar os aceleradores Maia 2 para a Microsoft, usando seu processo 18A ou o 18A-P.

Os chips para processamento de IA da Microsoft fizeram sua estreia em 2024, na forma do Maia 100. O componente é fabricado pela TSMC, no processo de 5nm (N5), incorporando 64GB de memória HBM2E. A empresa estima performance de até 3 PetaOPS em testes de precisão de 6-bit e até 1,5PetaOPS em 9-bit.

Foto: Divulgação/Microsoft

Se as informações do site estiverem corretas, a Microsoft parece interessada em apostar num processo de fabricação de ponta para a nova geração do Maia, e a Intel pode ter oferecido um acordo melhor. Vale lembrar que o processo de 2nm da TSMC (N2) famosamente é bem caro.

Microsoft estaria interessada na Intel para mais gerações do Maia

Ainda de acordo com os rumores, a colaboração entre Intel e Microsoft para a fabricação de chips pode não parar no Maia 2. Dependendo do sucesso dos componentes, em termos de rendimento da fabricação e entrega nos prazos, a dona do Windows pode manter o contrato para a produção das gerações futuras de seus aceleradores.

Foto: Divulgação/Microsoft

O SemiAccurate não confirma se a Microsoft vai usar o processo 18A da Intel para o Maia 2 ou o 18A-P, que é uma versão levemente melhorada para performance e eficiência, incorporando tecnologias RibbonFET e PowerVia.

Leia mais:

  • Intel busca AMD como cliente de fundição e aposta forte nos chips 18A e 14A
  • Intel revela arquitetura Panther Lake: primeira plataforma de PC AI construída em 18A
  • Microsoft planeja Windows guiado pelo Copilot e baseado em conversas

Depois do Maia 2 podemos ter chips futuros feitos em 18A-PT, uma nova melhoria sobre a litografia mais recente da Intel, com otimizações para arquiteturas multi-die. Se esses modelos conseguirem sucesso, poderemos ver a parceria entre as empresas alcançar até o processo 14A, que será o próximo grande salto geracional das tecnologias de fabricação de componentes da Intel.

Processadores Intel em promoção:

Via: TechPowerUp

Fonte