segunda-feira, fevereiro 3, 2025
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Modelo de trabalho para servidores dos Cras otimiza atendimento aos cidadãos do Distrito Federal

Processo estabelece cinco fluxos de atuação para assistentes sociais, psicólogos e pedagogos nos 32 Centros de Referência de Assistência Social do DF

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) anunciou, nessa sexta-feira (31/1), a criação de um modelo de trabalho para servidores especialistas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A iniciativa tem como objetivo organizar, estruturar e otimizar o atendimento aos cidadãos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Modelo de trabalho lançado nessa sexta (31/1) organiza e estrutura o atendimento aos cidadãos em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos Cras do DF | Foto: Divulgação/Sedes-DF

O modelo, denominado Mapeamento de Processos, é dividido em cinco categorias: articulação com a rede intersetorial, acompanhamento familiar, execução de atividades coletivas, atendimento individualizado e realização de trabalho interno e externo. Essas atividades já são desempenhadas diariamente por especialistas em desenvolvimento e assistência social, como assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, nos 32 Cras do DF.

“A diferença é que, agora, o trabalho estará definitivamente estruturado, garantindo maior conformidade com as normativas legais que orientam a oferta de serviços na área de desenvolvimento e assistência social”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “Esse avanço é fruto de um esforço contínuo e minucioso dos servidores dos Cras e das equipes de gestão, que se dedicaram por meses à elaboração de mapas que estruturam o trabalho.”

Para o subsecretário de Assistência Social da Sedes, Coracy Coelho Chavante, a medida vai aprimorar ainda mais o serviço prestado pelos profissionais nas unidades. “Um servidor cuja atuação está bem definida e detalhada oferece um serviço de maior qualidade para a população”, afirma.

Antes de ser implementado definitivamente na rotina de trabalho dos centros de referência, o modelo passará por uma consulta interna entre os servidores da Sedes. Em seguida, será disponibilizado no portal interno da secretaria ainda no primeiro semestre deste ano.

Os Cras são a porta de entrada para a política de assistência social. Eles oferecem serviços como atualização do Cadastro Único, avaliação e inclusão em benefícios de segurança alimentar e nutricional, e outros auxílios, além de acompanhamento familiar por especialistas em assistência social para famílias em situação de vulnerabilidade, fragilidade, ausência de renda, pobreza e dificuldades de acesso a serviços públicos.

Além disso, é oferecido o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), um programa do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que realiza um trabalho social contínuo com as famílias. O objetivo é fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de vínculos, promover o acesso e o usufruto de direitos, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF)