quinta-feira, novembro 21, 2024
Portal Brasil > Economia > Orçamento de 2022 chega hoje ao Congresso repleto de incertezas

Orçamento de 2022 chega hoje ao Congresso repleto de incertezas

Precatórios, controle de despesas e Bolsa Família são alguns dos fatores de pressão para 2022, ano eleitoral

“Mas o mercado espera a solução dos precatórios. Não acreditamos que o governo vai furar o teto até o fim do ano. É claro que o ótimo, em relação ao ajuste das contas, já foi embora. Mas entre o ótimo e o apocalipse, tem espaço. E para o Bolsa Família, por lei, é preciso encontrar uma fonte permanente de recursos”, conta Rachel. Para tal, o Executivo conta com a melhora na arrecadação de impostos, que vem crescendo nos últimos meses, apesar da insistente alta na inflação, principalmente dos alimentos e dos combustíveis, argumenta a economista.

Para fazer a conta fechar, afirma Rachel de Sá, o governo terá de lançar mão da estratégia “matemática de uma discricionária quase zerada” — as despesas discricionárias são aquelas que o governo tem liberdade para decidir quando e se vai pagar, ao contrário das obrigatórias, que é obrigado a pagar. “É claro que, assim, os investimentos caem. O que se discute, também, são os subsídios e as emendas parlamentares. Mas o governo tem pouca margem de manobra, o que pode trazer no futuro possíveis contingenciamento de recursos”, destaca Rachel.

Ela admite que “uma parte da PLDO não reflete o que vai acontecer”. “Essa peça orçamentária será apenas uma prévia”, diz. Para Cesar Bergo, sócio-investidor da Corretora OpenInvest, Somente o fato de o governo ter falado que ia dar calote nos precatórios, já criou instabilidade no mercado. “A gente espera, obviamente, seriedade no orçamento, mas se formos medir pelo que aconteceu no ano passado, vai ser difícil”. Existem interrogações, diz. “Sobretudo, em questões ligadas à pandemia e aos auxílios emergencial e assistenciais. Tem muitas dúvidas”, conta Bergo.

Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *