segunda-feira, abril 29, 2024
Portal Brasil > Tecnologia > Processo de Musk contra OpenAI tem ‘ficção’, diz empresa

Processo de Musk contra OpenAI tem ‘ficção’, diz empresa

Processo de Musk contra OpenAI tem 'ficção', diz empresa

A OpenAI contestou as alegações de Elon Musk num processo judicial. “Não existe um Acordo Fundador, ou qualquer acordo com Musk”, alega a OpenAI em petição judicial como ré no processo movido pelo bilionário. Aliás, para a desenvolvedora do ChatGPT, esse acordo fundador é “uma ficção que Musk criou para reivindicar sem mérito os frutos de uma empresa que ele inicialmente apoiou, depois abandonou e então observou ter sucesso sem ele.”

Para quem tem pressa:

  • A OpenAI refuta as alegações de Elon Musk em processo. A desenvolvedora do ChatGPT argumenta que não existe um acordo fundador, descrevendo tal acordo como ficção criada por Musk. A empresa sustenta que o empresário apoiou inicialmente a OpenAI, depois se desvinculou e agora busca reivindicar “sem mérito” o sucesso da empresa;
  • A OpenAI alega que existem evidências de que Musk apoiou sua transição para uma estrutura lucrativa e tentou controlar a organização. A empresa também divulgou e-mails que indicam o conhecimento e aprovação de Musk sobre as mudanças na estrutura de negócios da OpenAI;
  • A OpenAI sugere que as motivações de Musk para o processo são de natureza pessoal e comercial, com objetivo de se beneficiar dos avanços tecnológicos da OpenAI após seu afastamento;
  • O processo destaca um conflito entre Musk e a OpenAI sobre a direção e a propriedade intelectual da organização. A OpenAI defende a legalidade de sua transição para um modelo com fins lucrativos e questiona as motivações de Musk, enquanto o bilionário busca participação no sucesso da empresa.

A empresa também aponta que as alegações do bilionário são baseadas em “premissas factuais complicadas – muitas vezes incoerentes”, conforme revelado pela Bloomberg. No processo movido contra a OpenAI, Musk a acusa de violar seu status de organização sem fins lucrativos, bem como de violar um acordo fundador que prometia que a companhia lançaria sua IA publicamente e nunca operaria com fins lucrativos.

OpenAI x Elon Musk: mais um capítulo

Montagem com fotos de Sam Altman, CEO da OpenAI, e o bilionário Elon Musk
Sam Altman, CEO da OpenAI, e o bilionário Elon Musk (Imagem: jamesonwu1972/Frederic Legrand – COMEO/Shutterstock)

A empresa alega que há evidências de que Musk apoiou a transição da OpenAI para uma estrutura com fins lucrativos, com o controle nas mãos do bilionário. A OpenAI sugere que Musk deixou de apoiar a organização quando suas propostas não foram adotadas. 

Esta afirmação é embasada por e-mails trocados entre a OpenAI e Musk, divulgados pela empresa recentemente, que indicam o conhecimento e aprovação por parte do bilionário da mudança para um modelo de negócios com fins lucrativos. E seu desejo de ter controle total sobre a OpenAI.

A empresa argumenta que a motivação de Musk para o processo é de natureza pessoal e comercial, buscando se beneficiar dos avanços tecnológicos alcançados pela OpenAI após ele ter se desvinculado da organização. A OpenAI sugere que o empresário tenta reivindicar o sucesso da empresa para si, sob o pretexto de agir em nome da humanidade.

IA, OpenAI e Elon Musk

O Grok é a resposta de Elon Musk ao ChatGPT da OpenAI
(Imagem: Sina Salehian/Shutterstock)

Musk lançou sua própria empresa de inteligência artificial, xAI, com o objetivo de entender “a verdadeira natureza do universo”. Pouco depois de a OpenAI publicar, no seu blog, contestações às alegações de Musk, o empresário anunciou que a xAI tornaria seu chatbot Grok open source – isto é, compartilhar a “receita de bolo” do Grok.

Em resumo, o processo de Musk contra a OpenAI destaca um conflito sobre a direção e a propriedade intelectual da organização. De um lado, o bilionário busca reivindicar parte do sucesso da OpenAI após ter se afastado. De outro, a OpenAI defende a legalidade de sua transição para um modelo com fins lucrativos e desafia as motivações de Musk por trás do processo.



Fonte