domingo, dezembro 22, 2024
Portal Brasil > Distrito Federal > Reestruturação de carreira e modernização da estrutura beneficiam servidores da assistência social

Reestruturação de carreira e modernização da estrutura beneficiam servidores da assistência social

Concurso público e novo espaço de reuniões e de convivência para servidores reforçam as conquistas para os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social

Desenvolvimento e Assistência Social. Esse, agora, é o nome da carreira que engloba os servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) que atuam na política e fortalecem a rede de proteção social do DF. Demanda antiga dos servidores, a reestruturação da carreira aprovada no primeiro semestre, além da mudança na nomenclatura, ampliou as políticas públicas executadas pela categoria, criou nova gratificação, e estabeleceu novos padrões de progressão na carreira.

Cras do P Sul, em Ceilândia, conta com salas para atendimento individualizado | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“A aprovação e sanção da lei que reestrutura a carreira foi, sem dúvida, uma das maiores conquistas para os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) neste ano. Neste dia 28 de outubro, data em quem celebramos o Dia do Servidor Público, quero deixar aqui uma homenagem aos servidores da Sedes, que desempenham um papel tão fundamental na promoção do bem-estar social e na garantia de direitos dos cidadãos”, comemora a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

No caso da reestruturação da carreira, foram beneficiados também os servidores da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e da Secretaria da Mulher. “Além disso, podemos listar outros avanços importantes implementados nesta gestão, como o reajuste de 18%, que começou no ano passado, e a ampliação da carga horária para 40 horas. Aqui na Sedes, tínhamos servidores que estavam há anos aguardando por isso”, pontua.

Além da remuneração, a Secretaria de Desenvolvimento Social tem investido em ações de qualidade de vida no trabalho para o servidor. Desde o ano passado, 45 das 94 unidades socioassistenciais passam por manutenções corretivas e preventivas. Só neste ano, foram investidos nos reparos R$ 8,7 milhões, além dos investimentos em sistemas de tecnologia da informação.

“Com essas manutenções, a estrutura dos prédios é renovada e modernizada, trazendo mais segurança para usuários e também para os servidores da ponta, que passam a ter um local de trabalho mais confortável no seu dia a dia”, destaca a secretária. “Aqui, podemos citar ainda a inauguração recente do Sedes Colab, no edifício sede da 515 Norte, um amplo e moderno espaço com salas de reunião, integração, de convivência, com auditório novo para serem utilizados por todos os servidores nas atividades rotineiras.”

Neste Dia do Servidor, Ana Paula Marra ressalta ainda a inclusão na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 do novo concurso público para nomeação de, pelo menos, 1.197 novos servidores para as três secretarias. A preparação do certame está em andamento, com comissão organizadora já formada. Os profissionais vão reforçar o atendimento às famílias em vulnerabilidade social e desafogar o trabalho dos servidores mais antigos.

“Foram mais de dez anos sem realizar concurso público. Este último, de 2019, foi um avanço importante porque a secretaria já enfrentava problemas pela falta de profissionais”, lembra a titular da Sedes. “Desde 2020, nomeamos mais de 1.100 servidores. Agora teremos outro certame. Se tudo der certo, serão dois concursos públicos na mesma gestão. É uma alegria poder viabilizar isso para a nossa secretaria”, enfatiza Ana Paula Marra.

*Com informações da Sedes-DF