terça-feira, dezembro 23, 2025
Portal Brasil > Distrito Federal > Seminário fortalece qualidade no atendimento de Cadastro Único para pessoas em situação de rua

Seminário fortalece qualidade no atendimento de Cadastro Único para pessoas em situação de rua

Encontro promovido pela Sedes-DF apresentou aos entrevistadores dos postos de Cadastro Único do DF orientações sobre inscrição e atualização de informações

Foto: Divulgação/Sedes-DF

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) promoveu, na tarde da última sexta-feira (12), uma capacitação para entrevistadores dos postos do Cadastro Único do Distrito Federal. O objetivo foi transmitir orientações que reforcem a qualidade no preenchimento e atualização de dados de pessoas em situação de rua inscritas na plataforma.

“A iniciativa é uma das ações deste Governo do Distrito Federal (GDF) para fortalecer os direitos da nossa população em situação de rua”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “Além de ser a porta de entrada para programas sociais, o Cadastro Único  também é uma ferramenta crucial para a formulação de políticas públicas voltadas a esse público. Então capacitar nesse sentido é fundamental”, completa.

Durante o encontro realizado no auditório Sedes Colab, a Diretoria de Atenção à População em Situação de Rua (Dipop) da pasta apresentou um panorama histórico, os desafios e as necessidades desse público no contexto da assistência social. Além disso, foram compartilhadas informações sobre o preenchimento de dados dessa população nos formulários do Cadastro Único.

Fernanda Mendes de Oliveira, diretora de Gestão de Transferência de Renda e Cadastro Único (Ditrar) da Sedes, destacou a importância da capacitação diante do aumento da procura de pessoas em situação de rua por atendimento nos postos de Cadastro Único. “Identificamos a necessidade de nos prepararmos cada vez mais para lidar com as questões desse público, o que é fundamental para melhorar a qualidade dos dados coletados no cadastro”, afirmou. A diretoria é responsável por organizar os dados de pessoas e famílias inscritas no Cadastro Único do Distrito Federal.

Postos de atendimento

A Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com uma organização da sociedade civil (OSC), oferece o serviço em 13 postos distribuídos por diversas regiões administrativas do DF, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O atendimento deve ser agendado previamente por meio do telefone 156, pelo site da Sedes ou por encaminhamento dos centros de referência de assistência social (Cras/Creas).

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)