terça-feira, janeiro 27, 2026
Portal Brasil > Tecnologia > YouTuber roda Red Dead Redemption 2 em 77p para testar limite de upscalers

YouTuber roda Red Dead Redemption 2 em 77p para testar limite de upscalers

Desde que upscalers como o DLSS e o FSR começaram a se popularizar, muitos jogadores começaram a considerá-los como “muletas” para compensar a falta de otimização de games como Red Dead Redemption 2. No entanto, a tecnologia pode ajudar a dar sobrevida a hardwares mais antigos, especialmente em um momento marcado pelo aumento nos preços de componentes.

Para testar o quão bem as tecnologias funcionam, o YouTuber 2kliksphilip decidiu testá-las até o limite. Para isso, ele usou como base o jogo da Rockstar Games combinado com o DLSS 4.5 para ver o quão bem ele se sustenta quando roda na resolução nativa de 137×77 (77p).

Antes de conferir o resultado, ele mostra Red Dead Redemption 2 rodando em 4K (a partir do upscale da resolução 1280×720 pixels) e vai diminuir a qualidade da resolução nativa a partir disso. Conforme o processo evoluiu, fica evidente que, embora tecnologias de upscale ajudem a melhorar o desempenho de games, elas têm limites evidentes.

Red Dead Redemption 2 fica quase irreconhecível em 77p

Conforme o YouTuber explica, é preciso editar alguns arquivos de configuração de Red Dead Redemption 2 para fazê-lo rodar em 77p. Isso porque a Rockstar configura o jogo para que sua resolução mínima de renderização seja de 720p — por motivos que o produtor de conteúdo deixa bastante evidentes.

Você jogaria Red Dead Redemption em 77p? Imagem: Reprodução/2kliksphilip/YouTube

2kliksphilip mostra que, ao chegar no patamar baixo de 120p, já se torna bastante difícil ler qualquer texto do jogo, que deixa de rodar quando chega a 60p. Ele encontra o limite na resolução 137×77, que recebe um upscale para 410×231 via DLSS 4.5, o que faz com que a aventura rode em uma janela minúscula.

Para permitir que Red Dead Redemption 2 possa ser visto em um monitor moderno, o YouTuber usa o Lossless Scaling para trazer o resultado para 3690×2079 pixels. Isso faz com que o título ainda seja reconhecível, mas fique tão borrado que é difícil acompanhar sua ação ou ler qualquer texto ou elemento de interface.

No entanto, ele esclarece que a solução que encontrou destrói um pouco o propósito de usar upscalers. Isso porque, submetido a condições tão extremas, o Lossling Scaling acaba perdendo em desempenho, entregando um jogo não somente feio, mas também marcado por diversos stutters.

Fonte: PC Gamer

Conteúdo Relacionado
VIDEOCAST: Novo DLSS, mercado de GPUs e mais com ZIEBERT, da NVIDIA! [+sorteio de keys]

ZIBA na área

VIDEOCAST: Novo DLSS, mercado de GPUs e mais com ZIEBERT, da NVIDIA! [+sorteio de keys]

Fonte