A AMD começou a disponibilizar patches para o kernel Linux para seus blocos de IP de GPU de próxima geração. Essas disponibilizações geralmente indicam o início da habilitação para uma nova arquitetura de GPU.
Neste caso específico, o GFXHUB 12.1 pode indicar suporte à arquitetura CDNA5, que alimenta os aceleradores Instinct MI430 e MI450 de próxima geração da empresa para cargas de trabalho de HPC e IA. Também é possível que seja uma GPU integrada de próxima geração da AMD.
A lista de blocos de IP de GPU para os quais a AMD adicionou habilitação de hardware inclui PSP 15.0.8 (segurança da plataforma), IH 7.1 (tratador de interrupções), MMHUB 4.2 (IP gráfico), GFXHUB 12.1 (IP de GPU) e GMC 12.1 (controlador gráfico e de memória).
Notícias Relacionadas:
Especulações


A AMD não divulgou oficialmente quais de seus produtos utilizam a propriedade intelectual (IP) GFX 12.1. Sabe-se que suas GPUs da série Radeon RX 9000, baseadas na arquitetura RDNA 4, utilizam a IP GFX 12.
E, com isso, há muitas especulações sobre o que o GFX significa.
O GFX 12.1 pode se referir a um superconjunto da IP GFX 12 para GPUs integradas, às GPUs de próxima geração da AMD baseadas na arquitetura RDNA 5 ou aos aceleradores de próxima geração baseados na arquitetura CDNA 5.
Um vazamento do início deste ano indica que a nomenclatura GFX1250 está reservada para aceleradores CDNA 5. A nomenclatura GFX1300 seria destinada a GPUs RDNA 5.
A designação GFX 12.1 IP também pode indicar GPUs integradas baseadas na arquitetura RDNA 4. Elas apresentam diferenças tangíveis em relação aos processadores gráficos RDNA 4 existentes, justificando assim um novo denominador IP.
Outra opção é que pode se referir aos aceleradores da próxima geração da série Instinct MI400, baseados na arquitetura CDNA 5. Esta última hipótese é mais provável, visto que todas as APUs baseadas em Zen 5 utilizam GPUs RDNA 3.5, tornando talvez prematuro o desenvolvimento de iGPUs baseadas em RDNA 4.
Concorrência


Ai que tudo indica, o índice GFX1250 da AMD pertence à série de GPUs Instinct MI450, voltada para IA. A designação GFX1251 pertence aos processadores da série Instinct MI430, direcionados a HPC. Naturalmente, a AMD nunca confirmou essa informação.
O início da ativação da série Instinct MI400 destaca a execução consistente dos roteiros da AMD para Instinct e CDNA, tanto para IA quanto para HPC. E pode servir como um testemunho indireto de que a empresa está no caminho certo para renovar sua família de aceleradores Instinct com novas ofertas no próximo ano.
A questão principal é quando exatamente a AMD pretende lançar sua oferta de IA de próxima geração. Ou seja, o produto Instinct MI450.
É preciso ver se o time vermelho conseguirá aumentar sua produção, bem como a produção de sua solução Helios em escala de rack, baseada em suas CPUs EPYC Venice e GPUs Instinct MI450. E isso antes do lançamento da plataforma Vera Rubin da NVIDIA, previsto para o terceiro trimestre de 2026.
Fonte: Phoronix.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
