domingo, abril 28, 2024
Portal Brasil > Distrito Federal > Áreas prioritárias terão aplicação mais robusta do fumacê

Áreas prioritárias terão aplicação mais robusta do fumacê

Trajeto irá focar em regiões administrativas com maior incidência de dengue, de acordo com boletim semanal

A partir desta semana, a aplicação de fumacê contra o mosquito Aedes Aegypti terá reforço no Distrito Federal (DF). O trajeto agora irá focar em regiões administrativas com maior incidência de casos de dengue, de acordo com o boletim epidemiológico semanal. O objetivo é que os carros atendam toda a região apontada e não apenas alguns pontos.

Serão 28 supervisores acompanhando as atividades de campo, a aplicação, a rota, a técnica e o horário adequado | Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF

Os carros ficarão à disposição da mesma RA para atuação em três ciclos por cerca de uma semana para completar todo o circuito, explica a diretora de Vigilância Ambiental (Dival) da SES-DF, Kênia Oliveira. “Diante ao atual cenário epidemiológico da dengue no DF, o método é importante para que a gente possa, num curto período, ter respostas mais rápidas, consiga contemplar toda uma região administrativa com alta incidência e monitorar os efeitos das ações a partir da redução dos casos”, aponta.

Serão 28 supervisores acompanhando as atividades de campo, a aplicação, a rota, a técnica e o horário adequado. “A mesma região administrativa terá três ciclos de fumacê, com intervalo de três ou quatro dias. Essa estratégia visa diminuir a população de mosquitos fêmeas infectadas em um curto período, visando interromper a transmissão da doença”, expõe.

Outras atividades de controle do Aedes aegypti continuarão a ser realizadas, como as inspeções domiciliares, atividades de bloqueio com o pulverizador costal e instalações de armadilhas para captura de ovos

Semanalmente, após a divulgação de cada boletim epidemiológico, será feito um novo levantamento e serão disponibilizadas novas rotas para cidades com mais demanda.

A alteração das estratégias do uso do fumacê segue orientações do Ministério da Saúde. Durante a última semana, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por meio da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), estiveram reunidos discutindo planos para o bloqueio de transmissão em períodos de emergência de dengue e arboviroses.

A população também precisa ficar atenta ao cronograma da rota do fumacê e colaborar para aumentar a eficácia da aplicação do produto. As pessoas devem abrir portas e janelas quando o carro do fumacê passar. O inseticida é aplicado pela manhã e no final da tarde, horários em que o mosquito costuma se movimentar mais.

A diretora de Vigilância Ambiental destaca ainda que a medida representa um ganho para a população. “Haverá maior acompanhamento e transparência de onde estarão os carros”, acrescenta.

Outras atividades de controle do Aedes aegypti continuarão a ser realizadas, como as inspeções domiciliares, atividades de bloqueio com o pulverizador costal e instalações de armadilhas para captura de ovos. Também serão reforçadas em todas as regiões administrativas a mobilização social e parcerias com as RAs para retirada de entulhos e manutenção das cidades limpas.

Veja abaixo a prévia da rota do fumacê

Arte: Agência Saúde-DF

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)