segunda-feira, abril 29, 2024
Portal Brasil > Distrito Federal > Com matrículas abertas, rede pública espera 30 mil novos alunos para 2024

Com matrículas abertas, rede pública espera 30 mil novos alunos para 2024

Para garantir uma vaga no ensino regular no próximo ano letivo em uma das escolas do GDF, é preciso fazer a inscrição até o dia 31, por internet ou telefone

O Governo do Distrito Federal (GDF) espera receber no próximo ano letivo cerca de 30 mil novos alunos na rede pública. As inscrições para o ingresso dos novos estudantes estão abertas e seguem até o dia 31 deste mês, pelo site da Secretaria de Educação (SEE)  ou pelo telefone 156.

“Não existe sorteio para a escola nem escolha da unidade pretendida durante a inscrição. A instituição será definida a partir do CEP. O estudante será direcionado para a unidade mais próxima que tenha vaga, tanto perto de casa quanto perto do trabalho do responsável”Eveline Spagna, diretora da Subsecretaria de Acompanhamento, Planejamento e Avaliação

A solicitação de matrícula é válida para o ensino regular, que compreende a educação infantil e os ensinos fundamental e médio, e para alunos que ainda não estão matriculados na rede pública. Os estudantes já matriculados e que desejam mudar de escola devem aguardar o período do remanejamento, de 7 a 17 de novembro.

No ato da inscrição, os responsáveis deverão ter os dados pessoais dos inscritos – CPF, nome completo e data de nascimento -, além de CEP da residência ou do trabalho do responsável, período, ano ou série pretendidos, número de telefone e e-mail. Caso o estudante não possua CPF, a inscrição só poderá ser feita pelo telefone.

“Não existe sorteio para a escola nem escolha da unidade pretendida durante a inscrição. A instituição será definida a partir do CEP. O estudante será direcionado para a unidade mais próxima que tenha vaga, tanto perto de casa quanto perto do trabalho do responsável”, explica a diretora da Subsecretaria de Acompanhamento, Planejamento e Avaliação da SEE, Eveline Spagna.

O resultado da inscrição será divulgado em 28 de dezembro. Porém, só será efetivado após a confirmação da matrícula, no período de 3 a 10 de janeiro de 2024. Para garantir a vaga, é preciso comparecer à escola contemplada com os documentos (originais e cópias) a seguir:

– Documento de identificação do estudante e do responsável legal como RG, Certidão de Nascimento ou CNH;
– CPF do estudante e do responsável legal;
– Declaração provisória de matrícula ou histórico escolar do estudante;
– Comprovante de residência e/ou local de trabalho, conforme o endereço indicado no ato da inscrição;
– Duas fotografias 3×4;
– Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH;
– Carteira de vacinação;
– Número de inscrição social (NIS) do estudante e do responsável legal.

‌As inscrições para os estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA), transtornos funcionais específicos e altas habilidades/superdotação serão realizadas no mesmo período, mas presencialmente nas coordenações regionais de ensino.

“Assim é feito o processo de triagem em relação às especificidades do estudante. É para conhecermos o quadro e definirmos o melhor atendimento, se classe regular ou reduzida ou até algum centro especial”, pontua Eveline Spagna.

Fonte: Agência Brasília