segunda-feira, abril 29, 2024
Portal Brasil > Distrito Federal > Detran utiliza água de reuso para lavar faixas de pedestre

Detran utiliza água de reuso para lavar faixas de pedestre

São cerca de 30 mil metros cúbicos de água captada para a lavagem de viaturas, pátios e faixas de pedestre

Com o propósito de economizar e otimizar o uso da água tratada, o Detran-DF está utilizando água captada nos períodos das chuvas para lavar as faixas de pedestres das vias urbanas do Distrito Federal. O sistema de captação funciona no Depósito de Veículos do Plano Piloto (DVA-I) e nas unidades de Taguatinga e do Setor de Cargas (Vadel).

A economia média proporcionada pelo projeto supera 250 mil litros de água por mês, e é utilizada na lavagem de viaturas, pátios e faixas de pedestre. Somente no Depósito, a economia de água potável chega a 100 metros cúbicos por mês.

O processo de captação é feito por meio de calhas no telhado dos prédios, canalizando a água que passa por um filtro antes de chegar aos reservatórios que têm capacidade para armazenar até 30 mil metros cúbicos: 20 mil no Depósito, cinco mil na Vadel e mais cinco mil em Taguatinga.

Junto a esse sistema, o Detran desenvolveu também um projeto de adequação ambiental que filtra a água que lava as viaturas, antes que seja jogada no esgoto.

Balanço 

No mês de agosto, o Detran-DF iniciou o Programa de Lavagem de Faixas de Pedestres 2022. As equipes de Engenharia já realizaram a limpeza de faixas localizadas em vias de Taguatinga (QNL, QNM Norte e Avenida Elmo Serejo); Ceilândia (Avenidas P2, P3, P4 Sul, M1 e M2); Guará (Avenida Contorno do Guará II); Asa Norte (vias W4 e W5); Gama (Setor Central) e Plano Piloto (Parque da Cidade).

Até agora, 201 faixas já foram lavadas pelo Detran e o Programa de Lavagem de Faixas está em andamento nas vias urbanas do DF.

Fonte: Ascom Detran-DF