domingo, abril 28, 2024
Portal Brasil > Distrito Federal > DF tem a menor taxa de desemprego do ano

DF tem a menor taxa de desemprego do ano

Houve recuo de 0,9 ponto percentual em relação a setembro, impactado pela criação de 19 mil postos de trabalho

Na manhã desta terça-feira (28), foram divulgados os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal e de sua Área Metropolitana, estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF). É a menor taxa de desemprego registrada no DF no ano.

De acordo com o levantamento, a taxa de desemprego total no mês de outubro caiu para 15,6%, 0,9 ponto percentual a menos que em setembro (16,5%). No mesmo período, a taxa de participação, agrupamento de pessoas com 14 anos ou mais inseridas no mercado de trabalho oscilou positivamente, ao passar de 65,1% para 65,3%.

A explicação do comportamento no último mês foi o aumento do volume de ocupados: 19 mil postos de trabalho foram criados, número suficiente para absorver a ligeira elevação da População Economicamente Ativa (PEA), com mais 6 mil pessoas no mercado de trabalho. O contingente de ocupados decorreu do acréscimo do número de postos de trabalho nos setores de Serviços e de Comércio e reparação. Já a Indústria de transformação permaneceu estável e não houve variação na Construção.

No DF houve queda tanto na taxa de desemprego aberto, que passou de 13,8% para 13,3%, quanto na taxa de desemprego oculto, de 2,7% para 2,3% da PEA correspondente.

Área Metropolitana de Brasília (AMB)

A AMB manteve a taxa de desemprego total em 16,3%, o que sugere estabilidade no mercado de trabalho. Entre setembro e outubro, foi possível observar um aumento no número de pessoas empregadas: de 1.422.000, em setembro, para 1.441.000 em outubro e configurando o maior número de pessoas ocupadas desde 2020.

Na comparação com outubro de 2022, o número de empregados aumentou 14,5% na categoria Administração pública e 5,6% em Serviços. Os setores de Comércio e reparação (-11,2%), Construção (-10,1%) e Indústria da transformação (-2,2%) apresentaram queda no contingente de trabalhadores no período.

Acesse os boletins PED-DF e PED-AMB.

*Com informações do IPEDF