segunda-feira, abril 29, 2024
Portal Brasil > Distrito Federal > GDF apoia evento sobre liderança com primeira mulher negra CEO do país

GDF apoia evento sobre liderança com primeira mulher negra CEO do país

Iniciativa do Sebrae, com apoio da Secretaria da Mulher, destacou o empreendedorismo feminino como meio de permitir às mulheres a independência financeira e igualdade de gênero

A Secretaria da Mulher do DF (SMDF) apoiou o encontro sobre empreendedorismo feminino realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na noite desta quarta-feira (29), no Hípica Hall. A ação, que contou com a participação de empresárias do DF e Entorno, marcou a última semana de eventos do calendário Março Mais Mulher.

A ação, que contou com a participação de empresárias do DF e Entorno, marcou a última semana de eventos do calendário Março Mais Mulher | Foto: Vinicius de Melo/Secretaria da Mulher

Para inspirar as empreendedoras, a palestrante Rachel Maia, considerada a primeira mulher negra do Brasil a ocupar um cargo de presidente em uma multinacional, debateu sobre o tema. “Hoje nós temos mais mulheres nas universidades do que homens, é uma transformação. Se nós queremos nossa posição dentro do espaço corporativo, precisamos de conhecimento. Conhecimento é poder e isso ninguém nos tira”, afirmou Rachel.

Conselheira do Banco do Brasil, Rachel trabalhou com marcas como Seven Eleven, Tiffany, Pandora e Lacoste. Tem profunda experiência em finanças, estratégia de expansão, varejo e marketing e foi cinco vezes eleita líder de trabalho pelo Great Place to Work. Ela é considerada uma figura de destaque no cenário de liderança empresarial feminina no Brasil.

“Estamos fechando o mês de março com chave de ouro. As mulheres são líderes naturais e empreendedoras, e o empoderamento feminino é o passo que precisamos dar para criar uma sociedade mais justa e igualitária”, Giselle Ferreira, secretária da Mulher

Ao ser questionada sobre qual foi o seu maior desafio como empreendedora, Rachel pontuou sobre o esforço feminino. “A perfeição está naquilo que nos dedicamos a fazer profundamente. A dica é não olhar o desafio como algo maior do que você”, disse.

A superintende do Sebrae, Rose Rainha, destacou a importância de promover ações voltadas para o crescimento das mulheres. “Reunimos empreendedoras dos mais diversos segmentos para dividir experiência como líderes em seus negócios no DF. Um
movimento como esse é fundamental para traçar estratégias e estabelece parcerias. O Sebrae está de portas abertas para esse desabrochar profissional”, disse.

Para elas

O calendário Março Mais Mulher reuniu ações de diversas pastas do GDF. Mais de 200 atividades como workshops, cursos presenciais e online e palestras foram realizados com temas relevantes para o público feminino.

“Estamos fechando o mês de março com chave de ouro. As mulheres são líderes naturais e empreendedoras, e o empoderamento feminino é o passo que precisamos dar para criar uma sociedade mais justa e igualitária”, destaca a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.

Estiveram presentes no evento representantes do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura Nacional (CMEC), da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW), do Grupo Mulheres do Brasil e da Câmara de Mulheres Empreendedora da Fecomércio.

Fonte: Agência Brasília