terça-feira, setembro 16, 2025
Portal Brasil > Tecnologia > Líder da divisão Xeon deixa a Intel depois de apenas 8 meses no cargo

Líder da divisão Xeon deixa a Intel depois de apenas 8 meses no cargo

A reestruturação agressiva que o novo CEO Lip-Bu Tan tem promovido na Intel vai resultar na saída de um nome bem importante da empresa no fim deste mês. Ronak Singhal foi apontado como líder da divisão Xeon no início do ano e agora, apenas 8 meses depois, está deixando seu cargo e a companhia.

O novo líder da Intel assumiu em março deste ano e tem feito dos cortes sua principal bandeira na busca para reverter o quadro de quedas da empresa. As demissões não afetaram apenas milhares de funcionários em cargos mais simples, mas também executivos de alto escalão, como é o caso de Singhal neste mês.

Fonte: Intel

Singhal foi somente o segundo líder da divisão Xeon desde que ela foi criada. Antes dele, o cargo pertencia a Sailesh Kottapalli, que deixou a Intel em janeiro por um cargo na Qualcomm.

Executivo tinha quase 30 anos de empresa

O pouco tempo de Ronak Singhal na liderança da divisão Xeon não significa que o executivo era um novato na Intel. Na verdade, ele entrou para a companhia em 1997, logo depois de se formar.

Com quase 28 anos de empresa, Singhal teve impacto no desenvolvimento de diferentes produtos da companhia, desde a validação do Pentium 4 até sistemas de memória e até componentes para aceleração de IA. Segundo o Tom’s Hardware, o executivo acumulou 30 patentes em seu nome durante suas quase três décadas trabalhando para a Intel.

Ofertas em destaque:

É difícil especular a diferença que Singhal pode ter feito como chefe dos processadores Xeon em tão pouco tempo, mas seus outros trabalhos na companhia devem ser bem mais perceptíveis para seus ex-colegas.

Intel se prepara para chegada dos Clearwater Forest

A Intel ainda não anunciou quem será o novo líder de sua divisão Xeon. A mudança vem num momento crucial para a empresa, que se prepara para o lançamento da geração Clearwater Forest de suas CPUs para servidores.

Leia mais:

  • É oficial: Intel anuncia que vai passar 9,9% de suas ações para o governo dos EUA
  • Intel confirma: processo 14A será mais caro que 18A, mas promete até 35% menos consumo de energia
  • REVIEW | Intel Core Ultra 7 265KF – mais eficiência para trabalho, mas fraco em games

Os novos produtos são especialmente importantes para a Intel, porque vão marcar a estreia do processo 18A em seus componentes profissionais. A companhia tem promovido muito as melhorias de sua nova tecnologia de fabricação de semicondutores, e os Clearwater Forest vão servir para mostrar seu potencial a possíveis clientes.

Fonte