segunda-feira, abril 29, 2024
Portal Brasil > Distrito Federal > Mulheres da segurança pública ressaltam importância de ocupação feminina de cargos de comandos

Mulheres da segurança pública ressaltam importância de ocupação feminina de cargos de comandos

Com a presença da governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), a Câmara Legislativa homenageou, em sessão solene na tarde desta segunda-feira (6), no plenário, as mulheres da segurança pública do DF. Para o deputado Roosevelt Vilela (PL), a homenagem significa o reconhecimento ao trabalho e à capacidade efetiva das mulheres que operam nas forças de segurança pública, ao reforçar que “o lugar da mulher é onde ela quiser”.

Roosevelt lembrou que Celina Leão assinou, na última terça-feira (28), a proposta de reajuste salarial de 18% para as forças de segurança do DF. Na avaliação da governadora em exercício, as mulheres são necessárias em todas as áreas, mas, especialmente na segurança pública, ao citar, como exemplo, o necessário acolhimento de mulheres vítimas de crimes de violência.

A deputada Paula Belmonte (Cidadania) relatou que, em atuação conjunta com Celina Leão na Câmara Federal, onde ambas foram deputadas federais pelo DF nos últimos quatro anos, foram aprovadas cerca de oitenta leis voltadas aos direitos das mulheres. “É um trabalho árduo”, observou, ao defender a necessidade de as mulheres “conquistarem mais espaços”.

Primeira mulher a comandar a corporação do Corpo de Bombeiro Militar no País, a comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Mônica Miranda, agradeceu a homenagem da CLDF. Ela destacou os obstáculos e desafios que as mulheres precisam superar “para ter direito a um lugarzinho ao sol, que hoje é todo o universo”.

Postos de comando

Em nome da Polícia Militar do DF (PMDF), a chefe do Departamento de Gestão de Pessoal, coronel Ana Paula Barros Habka, recordou que há 29 anos, quando ela entrou na corporação, as mulheres não chegavam a cargos do Alto Comando. “Não desistam, enfrentem e busquem seu lugar”, salientou. A importância de as mulheres ocuparem postos de comando também foi ressaltada pela secretária da Mulher do DF, Giselle Oliveira.

Na mesma perspectiva, a delegada Anie Rampon Barreto, assessora institucional da Polícia Civil do DF (PCDF), relatou que é “desafiador” para as mulheres desbravar espaços. Ela destacou o recente protocolo operacional padrão da PCDF para tratar sobre a investigação de crimes sexuais, elaborado majoritariamente por mulheres da segurança pública.

Diretora da Penitenciária Feminina do DF, Kamila Mendonça assinalou que as mulheres podem executar quaisquer atividades carcerárias, sem discriminação, uma vez que “as atribuições não requerem gênero”.  Ela acrescentou: “Temos vivido muitos marcos e um deles é este, estarmos aqui representando a polícia penal do DF”. Mendonça e a coordenadora de Fiscalização e Policiamento de Trânsito do Detran-DF, Ana Carolina Miranda, agradeceram a homenagem, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março.

Ao término da solenidade, transmitida ao vivo pela TV Distrital e YouTube, os deputados Roosevelt Vilela e Paula Belmonte entregaram moções de louvor a mulheres que se destacaram por sua atuação na segurança pública.

Franci Moraes – Agência CLDF