segunda-feira, abril 29, 2024
Portal Brasil > Distrito Federal > Reconhecimento de paternidade terá atendimento exclusivo em Samambaia

Reconhecimento de paternidade terá atendimento exclusivo em Samambaia

Projeto Absoluta Prioridade vai começar na região com exames de DNA gratuitos

Uma iniciativa inovadora vai começar a ser realizada em Samambaia. Pela primeira vez no Distrito Federal, haverá um local exclusivo para as mães e pais que desejam fazer o reconhecimento de paternidade (com exames de DNA) – um direito essencial das crianças, que poderá ser finalmente assegurado. A partir de 3 de março, na Administração Regional de Samambaia, o programa Absoluta Prioridade vai realizar um trabalho que envolve vários parceiros.

No Brasil, cerca de 5,5 milhões de crianças não têm o registro do pai em sua certidão de nascimento

Pensão alimentícia e herança são alguns dos direitos que, mediante a paternidade atestada, as crianças receberão com o auxílio da justiça. Além disso, outros projetos entrarão para dar dignidade às mães, com o objetivo de oferecer cursos profissionalizantes, as capacitando para ingressarem no mercado de trabalho.

Foi por meio de uma conversa entre o administrador de Samambaia, Gustavo Aires, o defensor público Evenin Ávila e a coordenadora da regional de ensino da cidade, Paula Tredicci, que – após o sucesso da Carreta da Defensoria Pública, em dezembro de 2021, com mais de 800 atendimentos em dois dias na região – surgiu a ideia de ter um local permanente para desburocratizar ações de paternidade. Geralmente, estas ações duram anos.

“Nossas crianças e adolescentes merecem e precisam desse suporte. Eu fico extremamente feliz de Samambaia receber esse projeto-piloto. E o intuito é trabalhar ainda mais por esses jovens”, conta Gustavo Aires.

No Brasil, cerca de 5,5 milhões de crianças não têm o registro do pai em sua certidão de nascimento e o percurso desse processo gera milhões para os cofres públicos, como explica o defensor público e um dos idealizadores do projeto, Evenin Ávila. “A educação em direitos gera ambiente positivo para a construção de canais de solução eficientes e com o foco na prevenção dos problemas. Há economia para o Estado e resultados positivos para as famílias e para a vida das crianças”, explicou.

Entre os parceiros envolvidos, além da Defensoria Pública e da administração regional, estão a Coordenação Regional de Ensino, o Conselho Tutelar de Samambaia Sul, o Senac, a Cufa, o Coletivo Motirô, a Mães da Favela, a Escola de Assistência Jurídica e o Núcleo de Assistência Jurídica de Samambaia. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta. Maiores informações, por meio do número (61) 98273 5812.

*Com informações da Ascom Samambaia