domingo, fevereiro 1, 2026
Portal Brasil > Tecnologia > Modder coloca BIOS da RX 9070 XT em uma RX 9070 e consegue de 10% a 20% mais performance

Modder coloca BIOS da RX 9070 XT em uma RX 9070 e consegue de 10% a 20% mais performance

Um modder foi ao Reddit relatar os resultados positivos de um experimento que fez com sua PowerColor Radeon RX 9070 Reaper. Usando o BIOS de uma versão XT da placa, a pessoa, que assina como noVa_realiZe, conseguiu ganhos de desempenho entre 10% e 20% com alguns simples ajustes.

A prática de conseguir alguns ganhos de performance em placas de vídeo usando BIOS de modelos parecidos de um patamar acima é algo já antigo. Mas é interessante ver os resultados de projetos como esse na prática, chamando a atenção para o impacto que o BIOS tem no componente.

No caso da Radeon RX 9070 “transformada” em XT, o flash do BIOS diferente não ativa ROPs, ou núcleos ou TMUs. O sistema apenas traz um perfil mais relaxado de energia, deixando a GPU puxar até 300W para trabalhar, resultando em mais desempenho.

Radeon RX 9070 modificada se sai melhor em benchmarks do que jogos

O usuário noVa_realiZe relata alguns detalhes do processo, revelando que a RX 9070 com BIOS de XT teve mais ganhos em testes sintéticos do que em jogos, na prática.

Rodando no 3DMark Steel Nomad a placa estava pontuando 5.821, mas passou a fazer 6.461 – um incremento de 11% – depois do flash do BIOS da XT. O usuário então fez ajustes extras nas configurações de energia e conseguiu levar a pontuação para 7.277, um ganho de 25%.

Captura de resultados da RX 9070 com BIOS de XT
Fonte: noVa_realiZe

Leia mais:

  • AMD prepara refresh da Radeon RX 9070 GRE com 16GB para os próximos meses [RUMOR]
  • Yeston lança Radeon RX 9070 XT Mercury Nova com design bem chamativo
  • REVIEW | Radeon RX 9070: talvez mais barata?

Em jogos mesmo as melhorias são menos consideráveis. A placa com o novo BIOS entregou entre 8% e 12% mais fps. O TechPowerUp estima que sessões de jogatina, mais longas do que testes sintéticos, aumentam o stress térmico na placa, resultando em clocks médios mais baixos.

GPUs AMD em oferta:

Isso, inclusive, é a grande desvantagem do processo. Fazer a placa operar em configurações de energia acima do que foi validado pela fábrica aumenta a degradação da GPU e diminui a longevidade do produto. Além disso, o processo de instalar um novo BIOS deve anular a garantia da placa.

Fonte