A Intel se aproxima do lançamento de sua nova geração de processadores Xeon voltados para HEDT e workstations, atualmente conhecida como Granite Rapids. Nesta semana, tivemos o vazamento do que será, possivelmente, a CPU mais poderosa da nova linha, com 86 núcleos e 172 threads.
A informação apareceu na base de dados OpenBenchmarking, indicando que amostras dos novos processadores já devem estar sendo enviadas para parceiras da Intel. Como mostra a tabela abaixo, a CPU Granite Rapids aparece com o codinome “Intel 0000”, com clock de 2,1GHz.
O número atípico do clock indica que estamos vendo uma amostra de engenharia. Provavelmente a versão comercial finalizada do processador vai ter uma velocidade maior. O que indica se tratar de uma CPU Granite Rapids é a abreviação GNR-WS.
A tabela mostra também outros detalhes do sistema em que o processador estava instalado. Temos 512GB de memória DDR5 e uma GPU curiosamente “antiga”, a RTX 3090.
Granite Rapids vai competir com Threadripper 9000
É importante entender que a Intel tem processadores Xeon para servidores que competem com os Epyc da AMD, enquanto produtos HEDT e workstations também são Xeon, mas competindo com Threadripper da rival. E esse é o caso dos novos modelos Granite Rapids.
A alta contagem de núcleos e threads, alcançando 86 e 172 no modelo que vazou, parece uma resposta aos Threadripper 9000. As CPUs da AMD, no entanto, chegam a 96 núcleos em sua opção mais avançada.
No fim das contas, o importante é a performance final que os processadores entregam, e o quanto as empresas vão cobrar por isso. Então será nos testes que veremos a relação desempenho por dólar de cada modelo, e qual marca fica na frente nessa competição.
Leia mais:
- Líder da divisão Xeon deixa a Intel depois de apenas 8 meses no cargo
- Xeon Clearwater Forest: novos processadores Intel chegam com 288 núcleos para servidores
- Intel estaria buscando investimento da Apple também
O que entusiastas da Intel precisam levar em consideração nos seus custos, no entanto, é o investimento em trocar de socket na nova geração, assim como acontece no segmento desktop. Os Granite Rapids chegam na plataforma W890, com o novo socket 4710, enquanto usuários AMD podem colocar os novos Threadripper 9000 no socket que já usavam para a geração 7000.
Via: WCCFTech
