terça-feira, setembro 16, 2025
Portal Brasil > Tecnologia > Dragon Ball Gekishin Squadra está chegando, confira nossas impressões

Dragon Ball Gekishin Squadra está chegando, confira nossas impressões

A partir da próxima quarta-feira (10), os fãs de Dragon Ball vão ter um novo jogo gratuito para celebrar o legado da série. Desenvolvido pela Bandai Namco, Gekishin Squadra é um novo título do gênero MOBA que reúne em arenas alguns dos principais personagens da série.

A convite da empresa, o Adrenaline teve a oportunidade de testar o game por algumas horas antes de sua estreia oficial. Se aproximando mais de uma experiência como Pokémon Unite do que de clássicos como League of Legend, ele se apresenta como um MOBA simples de entender, mas bastante profundo de dominar.

Em Dragon Ball Gekishin Squadra, os jogadores se dividem entre dois times diferentes, cada um formado por quatro guerreiros. O objetivo é destruir as torres protegidas pelos adversários e, quando eles estiverem suficientemente fracos, seu time deve capturar a Esfera do Dragão que está sob domínio inimigo.

Dragon Ball Gekishin Squadra respeita o legado da série

O aspecto mais interessante do novo MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) é o quanto ele respeita o material fonte. Os heróis da série se encaixam muito bem em um estilo de jogo no qual o personagem controlado começa fraco, mas vai ganhando novos poderes conforme derrota inimigos.

Foto: Divulgação/Bandai Namco

O exemplo de Goku talvez seja o melhor possível. Conforme derrota mobs controlados por inteligência artificial e guerreiros do time adversário, ele vai destravando novos golpes especiais e, ao chegar ao nível 7, pode se transformar em Super Saiyajin. Além de isso mudar o visual do personagem, a transformação também muda o poder e o alcance de suas habilidades.

Enquanto o Kamehameha do personagem começa com um tamanho discreto, em níveis mais avançados ele engloba diversos inimigos. A Genki Dama (o especial do personagem) segue uma rota semelhante, deixando um imenso rastro de destruição em sua forma final — que é capaz de destruir até mesmo obstáculos do cenário.

Dragon Ball Gekishin Squadra está chegando; confira nossas impressões
Foto: Divulgação/Bandai Namco

Dragon Ball Gekishion Squadra também é competente em conseguir transformar encaixar bem as habilidades dos personagens dentro de diferentes papeis. Como um tanque, Vegeta é mais lento em seus ataques, mas pode resistir a mais golpes adversários e traz habilidades que aumentam temporariamente sua defesa.

Já Gohan se encaixa na categoria especial, e funciona de forma otimizada quando unido a outro personagem. Enquanto sozinho ele já é um bom atacante, é sua capacidade de curar aliados ou atraí-los para perto de si que faz do personagem um dos mais poderosas disponíveis na versão de estreia.

Game presa pela imprevisibilidade

Como um MOBA com somente duas linhas de ataque e defesa, Dragon Ball Gekishin Squadra recorre a algumas regras fora do comum para ter mais complexidade. No começo de cada partida, o jogo define duas regras diferentes que podem incluir elementos como nuvens em meio aos caminhos ou estrelas que eliminam o tempo de espera para acionar habilidades especiais quando são coletadas.

Dragon Ball Gekishin Squadra está chegando; confira nossas impressões
Foto: Divulgação/Bandai Namco

Isso faz com que cada partida envolva não somente saber como controlar bem o personagem escolhido, como também saber se aproveitar o melhor possível de condições de campo. Para completar, os jogadores podem sempre acionar um personagem de suporte, que pode tanto atacar inimigos quanto garantir mais defesa, poder de ataque ou um empurrão que afasta perseguidores.

Caso a imprevisibilidade não seja sua preferência, Dragon Ball Gekishin Squadra permite criar partidas fechadas sem esses elementos. No entanto, durantes os testes que realizamos, os sistemas apresentaram algumas instabilidades e nem sempre os combates customizados foram iniciados conforme o esperado.

Como jogar Dragon Ball Gekishin Squad?

Caso você esteja interessado em jogar Dragon Ball Gekishin Squadra, a boa notícia é que ele vai ser disponibilizado em várias plataformas. Em sua estreia, o game vai contar com versões para PC, Nintendo Switch, Android, iOS, PlayStation 4 e PlayStation 5, adotando um sistema free to play.

Dragon Ball Gekishin Squadra está chegando; confira nossas impressões
Foto: Divulgação/Bandai Namco

Ele se baseia em microtransações que permitem acelerar a liberação de personagens e assistentes, bem como de novos visuais. Durante nossos testes, tivemos acesso ao conteúdo completo do jogo, que se mostrou bastante variado. O único aspecto que decepcionou foram algumas skins: se em alguns personagens há mudanças completas nos visuais, em outros houve somente a variação de cores do mesmo uniforme básico.

Desde sua estreia, o novo game da série vai contar com recursos de crossplay e progressão cruzada entre plataformas. Com isso, você poderá iniciar a jogatina em uma plataforma de mesa e alterná-la para um dispositivo mobile, sem correr o risco de perder seus personagens ou avanço no Passe de Batalha como consequência.

Fonte: Bandai Namco

Conteúdo Relacionado
March of Giants: confira primeiro trailer de gameplay do novo MOBA da Amazon Games

Jogo com potencial!

March of Giants: confira primeiro trailer de gameplay do novo MOBA da Amazon Games

Fonte